fbpx

CONHEÇA O PROGRAMA ‘PROJETO DE EVOLUÇÃO’ PARA O SETOR DE MODA

blank

A Associação Brasileira do Varejo Têxtil – ABVTEX, é uma entidade que representa as principais redes de varejo de moda do Brasil e, lançou nesta última semana no mercado o Projeto Evolução que faz parte do Programa ABVTEX, é considerado um grande esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e da promoção do trabalho digno da área.

Projeto Evolução foi criado com o apoio do Instituto C&A e com participação das empresas varejistas associadas e signatárias como Calvin Klein, Cia Hering, Centauro, GEP, GPA, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Riachuelo e Zara, o Projeto Evolução foi criado. O objetivo é aprimorar, ampliar e consolidar o Programa ABVTEX por meio de melhorias na governança e gestão, com a incorporação de novas atividades, processos e controles, bem como transparência da informação. Este objetivo está alinhado à visão 2022 do Programa que é “ser referência internacional contribuindo efetivamente para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da moda de forma abrangente”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.

O diretor conselheiro da ABVTEX, Marciel Costa, destacou no lançamento do projeto que “temos uma causa que se agiganta ligada à sustentabilidade da moda”. Segundo ele, a ABVTEX tem um propósito de responsabilidade para com a sociedade que vem se fortalecendo ao longo dos 10 anos desde o lançamento do Programa. “Aumentamos o número de associados e conexões com a nossa causa. Nossa meta é evoluirmos.”

Uma das vertentes do Programa ABVTEX é combater o uso do trabalho análogo ao escravo, infantil e de imigrantes irregulares na cadeia de fornecimento do varejo de moda. Numa recente enquete feita junto aos fornecedores e seus subcontratados, participantes do Programa, foi constatado que 82% dos respondentes indicariam o Programa para uma outra empresa do setor. “Este dado é bastante satisfatório mas indica que temos potencial para melhorias”, ressaltou Lima.

Os últimos resultados apresentados do Programa ABVTEX mostram quanto o compromisso assumido pelas varejistas signatárias impacta e transforma realidades, em 8 anos de existência, já foram realizadas mais de 29 mil auditorias em fornecedores e seus subcontratados para verificação das boas práticas. Em agosto de 2018, foram registradas 3.910 empresas aprovadas. Estas empresas certificadas são originárias de 673 municípios, em 18 Estados, e representam mais de 343 mil trabalhadores diretos na produção.

Deixe uma resposta