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Dicas básicas para o funcionamento de uma loja de roupas femininas

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O processo de venda na loja de roupas para mulheres inicia-se com a recepção dos clientes.

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Em seguida, apresentam-se as mercadorias e caso haja interesse, há o acompanhamento até o provador. Após a escolha, deve-se encaminhar o cliente ao caixa e, no final do atendimento, agradecer a preferência.

O processo de atendimento é muito importante, pois a vendedora necessita estar treinada e disposta, deixando sempre o cliente livre para efetuar a sua escolha e, a medida do possível, apresentar sugestões de acordo com o gosto dele. Um ponto forte para um sucesso no atendimento é possuir colaboradores bem informados, dedicados, simpáticos e sempre comprometidos, com uma boa aparência pessoal, como: cabelo, maquiagem, roupas etc.

Uma fase importante do negócio, que costuma ser realizada pelo proprietário, é a seleção de produtos. Cabe ao empreendedor a escolha dos tipos de roupas a serem colocadas à venda em cada estação. As mercadorias serão comercializadas somente na loja onde os clientes poderão experimentar e adquirir as roupas

Atrair novos clientes e manter a fidelidade

O atendimento ao público da loja de roupas deverá ser no horário comercial. Para a divulgação, poderá, inicialmente, ser feita uma panfletagem nas imediações da loja. Para atrair seus possíveis clientes, o empreendedor deverá utilizar, como estratégia de vendas, o oferecimento de um atendimento de qualidade e a satisfação do cliente já atendido, praticando, assim, o marketing informal, dando continuidade ao processo de conquista de espaço e aumento da clientela.

Deve-se levar em consideração a simpatia dos donos e dos funcionários da loja. Poderá ser realizada publicidade através de folder, panfletos e divulgação na mídia (rádio e televisão). Um cadastro pré-selecionado de clientes pode ser uma forma de atrair a clientela através do envio de malas diretas e e-mails, informando sobre promoções e lançamentos.

Os vínculos de amizades e a credibilidade com os clientes demonstram pontos positivos para manutenção e fidelização dos clientes.

 

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