Uma consultora financeira preparou 8 dicas infalíveis para que as empreendedoras alcancem suas metas
Quando as mulheres decidem empreender acabam tendo que enfrentar grandes desafios. Como se já não bastassem as dificuldades para abrir e manter um negócio no Brasil, o público feminino tem que lidar com uma série de questões que podem ofuscar a realização dos seus desejos.
Pensando nisso, a consultora financeira Patrícia Lages preparou oito dicas infalíveis para que as empreendedoras alcancem todas as suas metas. Os conselhos fazem parte do livro ‘Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser’ da editora Thomas Nelson Brasil.
Confira as dicas e veja se você está no caminho correto para realizar os seus sonhos de empreendedorismo.
Dicas para a mulher empreendedora
Para ter sucesso no seu negócio, você precisa estar sempre atenta às inovações (Foto: depositphotos)
1. Cuidado com o excesso de cobrança
As mulheres tendem a se cobrar bastante. Acostumado a desempenhar diversas funções, o público feminino acaba estabelecendo padrões complicados de serem cumpridos. Portanto, coloque limites nas cobranças pessoais e faça o seu melhor!
2. Saia do comodismo
A comodidade realmente não faz parte dos planos dos empreendedores. Para ter sucesso é preciso sair do lugar, mover montanhas. Para ter sucesso no seu negócio, você precisa estar sempre atenta e de olhos bem abertos nas inovações, concorrência, consumidores, etc.
3. Não caia no conformismo
Não se conforme com pouco, nem paralise diante das dificuldades. Elas sempre existirão. Portanto, para empreender é preciso sempre buscar algo mais e diante dos obstáculos buscar soluções e não desistir.
4. Abandone o individualismo
A mulher precisar sempre está aberta para aprender e ouvir opiniões. Essas ações vão te ajudar a enfrentar os problemas e ficar mais madura. O lema é: “acreditem em si mesmo, mas não desacredite dos outros”.
5. Fuja do egocentrismo
É sempre bom ter sucesso, mas não deixe que isso suba a sua cabeça. Mantenha os pés no chão e tenha em mente quem é o mais importante: os clientes. São eles que mantêm o seu negócio e o seu ego pode levar você para um caminho sem volta. Portanto, saiba que o cliente é mais importante que você e que seu negócio só vai girar se você pensar sempre no público final.
6. Evite distrações
Se você vai começar um negócio em casa, esse tópico é o mais importante: evite distrações. Isso vale tanto para os filhos, como vizinhos e visitas. Foque nas suas atividades e dê um jeitinho para conseguir manter o ritmo de trabalho que é muito importante para quem está começando um novo negócio.
7. Não reclame
Reclamar leva nada a lugar nenhum. Além de trazer negatividade, a reclamação pode tirar o seu foco do empreendimento e acabar com a sua força de vontade.
8. Não valorize demais os elogios
De acordo com a autora, “é preferível uma crítica construtiva a um elogio vazio, pois isso pode livrar a empreendedora de algumas situações embaraçosas”.