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O SEGREDO PARA VENDER MAIS E MANTER O SUCESSO DE SEU NEGÓCIO

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Cada mercado tem os seus jogadores, cada empresa tem pelo menos um concorrente e, como resultado, os clientes podem optar por ter as suas necessidades satisfeitas em qualquer um desses lugares.

Os clientes são influenciados por diversas estratégias de marketing, mas a experiência do cliente é a que tem um impacto maior sobre os seus índices de vendas. É por isso que todos os empreendedores precisam conhecer o segredo para vender mais e como manter o sucesso de seu negócio sazonal.

Vamos lá?

Qual o segredo para vender mais?

Mesmo para aqueles que são vendedores de alto desempenho, conhecer o segredo para vender mais nunca é ruim.

Leia as 10 dicas abaixo de como vender mais e melhore o seu jogo!

1 – Conheça o seu produto

Uma coisa é disponibilizar no seu site a história por trás de seu produto, com os seus usos e benefícios; outra é saber transmitir isso ao consumidor. Sua equipe de vendedores precisa ser capaz de reter todas as informações e explicá-las de uma forma simplificada, centrada no cliente. Usar termos técnicos sem parar não é recomendado, pois isso pode afastar os clientes e deixá-los sem saber a resposta daquilo que eles realmente estavam perguntando.

2 – Entenda onde você está no ciclo de vendas

O ciclo de vendas representa o tempo entre o contato inicial com o cliente, a identificação dos serviços ou bens a serem adquiridos, a aceitação da compra pretendida e a transação que completa a venda.

O ciclo de vendas é usado como uma medida de eficiência dos departamentos de vendas dentro de uma organização, quando comparado aos padrões da indústria. Entender onde você está no ciclo de vendas é, portanto, essencial. É preciso manter o cliente motivado a dar o próximo passo à caminho de efetivar uma compra.

Você precisa estar ciente do motivo pelo qual essa pessoa está comprando de você.

3 – Saiba os seus números

Muitas pessoas acham que estão fazendo um ótimo trabalho, enquanto a empresa está realmente perdendo dinheiro. Reflita:

  • Qual é o verdadeiro custo do meu produto ou serviço?
  • Qual é a margem que permitirá que minha empresa obtenha lucro?

4 – Defina os próximos passos

Após uma reunião com um cliente, esboce uma lista dos próximos passos que devem ser tomados. Em seguida, delegue as tarefas aos membros correspondentes e deixe todos os envolvidos cientes do quadro completo e do objetivo geral. Caso você atinja o prazo previsto e as coisas não ocorram como esperado, é muito mais fácil se situar tendo um cronograma.

5 – Supere criativamente os seus concorrentes

Os clientes podem não comprar de você, se o seu produto estiver no mesmo nível que o da concorrência. Encontre uma maneira de diferenciar a sua oferta, seja através do preço, de melhorias ou de promoções. Isso funcionará como um atrativo aos clientes.

6 – Seja um bom ouvinte

A melhor maneira de construir um relacionamento com os seus clientes é ouvir o que eles têm a dizer. Se você se esconder atrás de um discurso decorado e padronizado, poderá perder oportunidades de negócio.

7 – Faça uma conexão com a pessoa do outro lado

A falta de sucesso nas vendas pode ser uma questão de personalidade, isto é, como o vendedor se porta ao falar com o cliente. Há clientes que preferem os introvertidos, outros preferem extrovertidos, e há ainda aqueles que preferem os que ficam quietos.

Treine a sua equipe para saber identificar e lidar da melhor maneira possível com cada perfil de cliente.

8 – Experiência do cliente personalizada

Os clientes gostam – e obviamente merecem – de ser tratados como pessoas. Isso implica que o setor de serviço ao cliente preste muita atenção às necessidades dos clientes. Por isso conhecer o produto é crucial, uma vez que ter a compreensão sobre o que você está vendendo, torna-o capaz de fazê-lo funcionar para qualquer cliente.

Um conhecimento mais amplo e mais profundo é a melhor maneira de garantir que a sua equipe será capaz de ajudar esse cliente em particular e oferecer-lhe um serviço exclusivo, personalizado.

9 – Peça o feedback dos clientes

O último segredo para vender mais é o feedback dos clientes. Não se esqueça de pedir a opinião deles, porque isso é vital para o seu negócio, dando-lhe uma visão preciosa sobre o que seus clientes realmente pensam, permitindo que os funcionários expandam os seus conhecimentos e melhorem o serviço como um todo. Você pode fazer isso através de pesquisas, classificações (no esquema de 5 estrelas, por exemplo) ou e-mails.

Somente conhecendo os bons e maus aspectos de seus produtos que você será capaz de superar os problemas e crescer como empresa.

10 – Identifique possíveis problemas

As dicas anteriores pressupõem que você já tem um alto desempenho em vendas e só quer melhorar. Se esse não for o caso, você precisa identificar os possíveis problemas e focar em resolvê-los antes de seguir adiante com qualquer estratégia de venda ou de marketing. Isso lhe poupará recursos, principalmente tempo e dinheiro.

Como manter o sucesso de seu negócio sazonal e vender mais?

Não importa em que indústria você está inserido, a maioria das empresas têm altos e baixos sazonais. É claro que empresas que atuam em nichos específicos, como lojas de biquinis ou lojas de material escolar, sentem isso de maneira mais forte, mas todos devem estar atentos às oportunidades e riscos.

Leia abaixo 7 dicas de como vender mais e manter o sucesso de seu negócio sazonal.

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1 – Compreenda os ciclos na sua indústria

Não é incomum novas empresas crescerem rapidamente, mas é preciso estar atento, porque isso pode disfarçar uma flutuação sazonal normal, levando o empresário a esperar que as vendas saudáveis continuarão.

Você pode se prevenir realizando projeções sobre a sazonalidade, baseadas em dados de vendas de pelo menos dois ou três anos.

Se o negócio não existe há tanto tempo assim, verifique com colegas e fontes da indústria.

2 – Fortifique as suas habilidades de planejamento

“Meça duas vezes, corte uma vez” é um velho ditado que ainda soa verdadeiro, especialmente para um novo negócio. Olhe pelo menos seis meses adiante para planejar adequadamente seu período de vendas: para fazer negócios em períodos lentos (baixa temporada) e em períodos “estagnados” (fora de temporada”.

Considere fazer reservas de caixa durante os meses de pico para não sofrer tanto durante os meses de baixa. Observe e aja com precisão sobre todos os elementos de sua organização: inventário, equipe, transporte, atendimento ao cliente etc.

Evite gastar dinheiro desnecessariamente durante os meses de baixa e use esse tempo para se preparar para a temporada de pico.

3 – Crie fluxos de renda alternativos

Embora possa parecer um desvio do negócio principal, criar fontes de receitas adicionais para compensar o período de entressafra é uma alternativa plausível.

Só não deixe a atenção nessa oportunidade ultrapassar o foco no negócio principal.

4 – As promoções devem ser anticíclicas

Não negligencie a oportunidade de tirar proveito dos momentos em que os concorrentes podem estar em modo silencioso. O público-alvo é, frequentemente, tão acessível antes de uma temporada agitada como durante o seu pico. Invista nisso e deixe os seus concorrentes comendo poeira!

5 – Seja criativo sobre ficar em contato

O seu negócio precisa manter a visibilidade durante todo o ano, e não somente quando convém. Mesmo se os clientes regulares não entram em contato com você durante o período entressafra, eles ainda podem estar por perto.

Seja criativo em encontrar formas para se manter em contato com eles durante todo o ano, porque essa é uma ótima maneira de transformar clientes de uma só vez em clientes leais.

6 – Saiba gerir o impacto da sazonalidade na equipe

A contratação de funcionários é um fator crítico para o sucesso. Certifique-se de gerir as expectativas dos trabalhadores sazonais.

Seja claro sobre a duração do trabalho e mantenha-os a par das questões importantes, como regulamentos temporários e pagamento.

7 – Escolha um parceiro de financiamento com experiência no setor

Faça disso uma prioridade: cultive um relacionamento com um parceiro de financiamento com uma sólida experiência na indústria e na natureza sazonal de seu nicho.

Um financiador com experiência em lidar com empresas similares pode ajudar a facilitar a expansão prevista, como contratação de funcionários, obtenção de recursos e outros investimentos de capital.

Vender mais é o objetivo de qualquer empreendedor, mas saber o segredo de como fazer isso de maneira inteligente é crucial. Já a sazonalidade afeta quase todas as empresas, com poucas exceções, mas sua construção junto ao plano de negócios é o que garante o sucesso de uma organização.

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